Parece-me justo iniciar com um post que sirva de breve reflexão sobre o que é a moda? Que fenómeno é este que cada vez mais move interesses? A que se deve este poder capaz de atrair a atenção de todos?
Pois bem... longas palavras podem ser tecidas.
Para muitos (a maior fatia desta tarte) a moda é aquilo que vão vendo nas passerelles dos grandes criadores e posteriormente nas revistas, lojas, etc. É uma análise que peca pelo excesso de simplismo - e bem me custa dizê-lo, não fosse eu um apologista da velha máxima "less is more" tão bem adoptada pelo mestre minimalista Mies van der Rohe - e que consequentemente deixa de parte toda a complexidade inerente a este universo, e que remete para o contexto conceptual.
De facto, numa análise mundana, sem qualquer virtuosismo, a moda é roupa... são trapos para muitos e obras de arte valiosas para poucos. Onde ficámos perante esta amalgama de opiniões?? Quem estará certo ou errado?
Bem, eu creio que há verdade em ambos os lados. Porém, interessa esclarecer que a matéria não se pode sobrepor à essência, nem o oposto. A moda é fruto da ligação dos conceitos com a forma, das ideias com o material. É esta simbiose que acrescente verdadeiro valor à moda, pois o que não toma forma não existe e certamente que roupa per si não é moda.
Assim, trata-se de um conceito complexo que é alvo de contestações e que se encontra em constante mutação. Numa primeira instância, é o confluir das mais diversas áreas do saber, um conceito interdiciplinar que reúne conhecimentos que vão das ciências sociais, às económicas, às tecnológicas, às artes, etc. É precisamente nesta particularidade que reside o meu interesse. O fascínio da moda está aqui. É um preparado inebriante e de difícil obtenção. Quem descobre esta fórmula de alquimia terá capacidade de fazer moda.
Não basta fazer uns desenhos, cortar e costurar uns materiais... isso não é moda, mas antes alfaiataria ou costuraria... e nada contra, mas tratam-se de coisas completamente diferentes.
A pessoa capaz de realizar moda terá que ter uma grande sensibilidade para adicionar e misturar os ingredientes nas proporções e ordens correctas. Requer um certo domínio dos conhecimentos que podem ser adquiridos por formação específica e por experiência de vida. É um trabalho ininterrupto e interminável que exige o máximo de poder de observação, análise, concretização e reavaliação. Os grandes mestres conseguem-no, mas não são os únicos. Estes apenas deram a cara, buscaram o mediatismo e reconhecimento social através do seu trabalho e da rede de contactos e interesses inerentes ao mundo da moda. Porém, há muitos desconhecidos que fazem moda e não é o desejo de fama e riqueza que os move, mas antes o desejo de realização. Assim como também existem muitos talentos aos quais não lhes foi dada uma oportunidade de exercer, ninguém apostou neles dando-lhe um voto de confiança. É um mundo mordaz que não respeita nada nem ninguém, governado pelo interesse monetário. A moda não é apenas um negócio. Acredito que quem se mantiver fiel e determinado obterá o sucesso.
Ficam aqui algumas palavras que deixo à consideração de todos...
No comments:
Post a Comment